Portuguese English Spanish

No dia 10 de outubro, o Colégio ACR de Fornelos recebeu uma equipa de profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a fim de levar a cabo uma demonstração de MassTraining em Suporte Básico de Vida (SBV).
Para assistir a esta ação de sensibilização, reuniram-se cerca de 105 alunos, desde o 9º até ao 12º, acompanhados pelo respetivo grupo docente, com o intuito de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o que fazer em caso de emergência médica, por forma a procederem e atuarem de forma consciente e informada.
Os objetivos desta ação assentaram na transmissão de noções básicas, como a importância de alertar conscientemente o serviço de emergência médica, ativando o Sistema Integrado de Emergência Médica, através do número 112 e aplicar o mais cedo possível as manobras de SBV em pessoas em paragem cardiorrespiratória.
Inicialmente, os discentes assistiram a uma palestra, onde tomaram conhecimento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), funcionamento e meios do INEM e algoritmo de Suporte Básico de Vida (SBV) para o adulto. Numa fase posterior, puderam contactar com o modelo anatómico humano, de modo a simular a atuação perante uma paragem Cárdio-Respiratória. Além disto, adquiriram ainda noções de Manobras de Desobstrução da Via Aérea e treinaram a colocação de uma vítima inconsciente em Posição Lateral de Segurança.
Esta iniciativa serviu como meio de consciencialização, dado que quanto maior a informação sobre o que fazer em caso de emergência médica, mais segura e preparada se torna a nossa sociedade.

 

 

Ir para topo