Portuguese English Spanish

Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying: Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência

Todas as formas de violência escolar violam o direito fundamental à educação e nenhuma escola pode atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os alunos estiverem expostos à violência. Acresce que, a violência escolar, onde se enquadram o bullying e o ciberbullying, pode ainda afetar seriamente a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes, com consequências negativas que podem persistir até à idade adulta. Por sua vez, a Escola reúne um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar para um relacionamento saudável.
Assim, preocupados e atentos aos fenómenos do bullying e do ciberbullying decidimos abraçar um novo projeto. O Ministério da Educação decidiu impulsionar um “Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying” nas escolas. Este plano tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste fenómeno.
O “Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, vai ser implementado no nosso colégio, já no ano letivo 2019/2020, com a colaboração da direção, dos docentes e do pessoal não docente. Neste sentido, elegemos a semana de 14 a 18 de outubro, véspera do Dia Mundial de Combate ao Bullying, como Semana “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, dando assim início a um conjunto de atividades na perspetiva de que o plano de prevenção seja trabalhado e executado ao longo de todo o ano letivo.
Para mais informações, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

 

Ir para topo