Portuguese English Spanish

Apresentação

O sistema educativo Português é dividido em pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e ensino superior. A Educação Básica realiza-se em fases de quatro anos (1.º ciclo), dois anos (2.º ciclo) e três anos (3 º Ciclo). 
As crianças que completam seis anos até 15 de setembro devem estar matriculadas no primeiro ano.

O Colégio desenvolve um tipo de educação, que visa promover o sucesso na aprendizagem, um ensino de qualidade e excelência e a integração, de forma plena, dos alunos na vida em sociedade. Assim, temos como objetivo uma educação personalizada, que se traduz numa atenção individual, de acordo com as características pessoais e com o grau de desenvolvimento de cada aluno, promovendo deste modo a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento das aptidões e a promoção de valores e hábitos de conduta.

Nas instalações do 1 º ciclo há várias salas de aula, um ginásio, um refeitório, dois recreios, uma biblioteca, um campo de futebol, uma piscina e um auditório. O Colégio abre no início da manhã (7h00) e fecha ao final do dia (19h30), proporcionando aos alunos dias completos de uma forma programada que incluem aulas, refeições, lanches, atividades ao ar livre e atividades extracurriculares.

 

1 º Ciclo
1 º, 2 º, 3 º e 4 º anos

HORAS LETIVAS ATRIBUÍDAS ÀS DISCIPLINAS COM

COMPONENTE OBRIGATÓRIA

Componentes do currículo

1.º e 2.º

 3.º e 4.º

Português


Cidadania e Desenvolvimento (b)

TIC(b)

7 horas

7 horas

Matemática

7 horas

7 horas

Estudo do Meio

3 horas

4 horas

Educação Artística

Artes Visuais, Expressão Dramática/Teatro, Dança e Música

3 horas

---

Expressões

Artísticas / Físico-Motoras

---

4 horas

Educação Física

2 horas

---

Apoio ao Estudo (a)

2 horas

2 horas

Oferta Complementar

Cidadania/Filosofia para Crianças

1 hora

1 hora

Inglês

---

2 horas

(a) O Apoio ao Estudo constitui um suporte às aprendizagens, assente numa metodologia de integração de várias componentes de currículo, privilegiando a pesquisa, o tratamento e a seleção de informação.

(b)  Áreas de integração curricular transversal, potenciadas pela dimensão globalizante do ensino neste ciclo - 1.º ano.


 

 

 

Ir para topo