Apresentação
O sistema educativo Português é dividido em pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e ensino superior. A Educação Básica realiza-se em fases de quatro anos (1.º ciclo), dois anos (2.º ciclo) e três anos (3 º Ciclo).
As crianças que completam seis anos até 15 de setembro devem estar matriculadas no primeiro ano.
O Colégio desenvolve um tipo de educação, que visa promover o sucesso na aprendizagem, um ensino de qualidade e excelência e a integração, de forma plena, dos alunos na vida em sociedade. Assim, temos como objetivo uma educação personalizada, que se traduz numa atenção individual, de acordo com as características pessoais e com o grau de desenvolvimento de cada aluno, promovendo deste modo a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento das aptidões e a promoção de valores e hábitos de conduta.
Nas instalações do 1 º ciclo há várias salas de aula, um ginásio, um refeitório, dois recreios, uma biblioteca, um campo de futebol, uma piscina e um auditório. O Colégio abre no início da manhã (7h00) e fecha ao final do dia (19h30), proporcionando aos alunos dias completos de uma forma programada que incluem aulas, refeições, lanches, atividades ao ar livre e atividades extracurriculares.
1 º Ciclo
1 º, 2 º, 3 º e 4 º anos
HORAS LETIVAS ATRIBUÍDAS ÀS DISCIPLINAS COM COMPONENTE OBRIGATÓRIA |
||||
Componentes do currículo |
1.º e 2.º |
3.º e 4.º |
||
Português |
|
TIC(b) |
7 horas |
7 horas |
Matemática |
7 horas |
7 horas |
||
Estudo do Meio |
3 horas |
4 horas |
||
Educação Artística Artes Visuais, Expressão Dramática/Teatro, Dança e Música |
3 horas |
--- |
||
Expressões Artísticas / Físico-Motoras |
--- |
4 horas |
||
Educação Física |
2 horas |
--- |
||
Apoio ao Estudo (a) |
2 horas |
2 horas |
||
Oferta Complementar Cidadania/Filosofia para Crianças |
1 hora |
1 hora |
||
Inglês |
--- |
2 horas |
(a) O Apoio ao Estudo constitui um suporte às aprendizagens, assente numa metodologia de integração de várias componentes de currículo, privilegiando a pesquisa, o tratamento e a seleção de informação.
(b) Áreas de integração curricular transversal, potenciadas pela dimensão globalizante do ensino neste ciclo - 1.º ano.