Sistema de Qualidade
Quando iniciou a sua actividade em 1990, a ACR de Fornelos pretendia tornar-se uma instituição de referência nos serviços prestados. A sua Direcção assumiu um compromisso partilhado na luta pelo desenvolvimento saudável e positivo.
É desta ambição que nasce a formalização do Sistema de Gestão de Qualidade com o propósito de demonstrar aptidão para, de forma consistente, fornecer serviços com qualidade conformes com requisitos legais regulamentares e de clientes e com a norma ISO 9001:2008, visando aumentar a satisfação dos clientes, através da prática da melhoria contínua dos processos e da prevenção de não conformidades. Para alcançar essa melhoria, a ACR de Fornelos realiza actividades de avaliação, monitorização e análise dos dados resultantes com metodologias definidas e de forma planeada.
A qualidade dos serviços que presta aos clientes de cada valência depende da articulação de um conjunto complexo de factores organizacionais e relacionais que têm como objectivo a promoção da qualidade desses mesmos serviços.
Neste sentido, a instituição definiu e divulgou a sua missão, visão e estratégia e política da qualidade.
Missão
A ACR de Fornelos entende-se como um espaço múltiplo de vida, que privilegia a Educação no seu conceito mais lato, que vai desde a educação até à morte. Tem como missão acolher, educar, ensinar, proteger e ajudar a crescer e envelhecer com qualidade, de forma orientada e rigorosa em todas as suas valências.
Visão
A ACR de Fornelos pretende aumentar a qualidade dos seus serviços e satisfazer as necessidades da população envolvente quer ao nível da infância quer ao nível da Terceira Idade. Deseja cumprir todas as normas de higiene e segurança no trabalho, melhorar as capacidades de organização e aspira ser uma instituição criadora de postos de trabalho e facilitadora na progressão de carreiras e formação dos seus colaboradores.
Pretende-se que a estratégia ajude a definir regras e recursos que auxiliarão na digressão do processo.
Politica da Qualidade
A ACR de Fornelos está empenhada na satisfação das necessidades e expectativas dos seus clientes, através da melhoria contínua dos seus serviços e da organização interna. Para isso tem definida a sua politica da qualidade, baseada nos seguintes objectivos:
- Inscrever e admitir candidatos de acordo com as vagas da instituição;
- Promover o eficaz acolhimento dos clientes;
- Promover as actividades pedagógicas;
- Realizar Projectos Educativos adequados à comunidade;
- Melhorar as condições de vida dos clientes;
- Satisfazer as necessidades do cliente aumentando a melhoria dos serviços prestados e superando expectativas dos clientes;
- Adequar as competências dos colaboradores às necessidades das suas funções;
- Diminuir não conformidades nos processos e procedimentos;
- Garantir o adequado funcionamento dos equipamentos, infra-estruturas e ambiente;
- Regular a gestão dos processos da qualidade para uma melhoria contínua e cumprimento dos requisitos legais e do cliente;
- Melhorar a requisição, recepção e armazenamento de materiais.
Nota Explicativa
Política da Qualidade (PQ)
A PQ da ACR de Fornelos é apropriada ao serviço que prestamos e é essencial que seja entendida dentro da Instituição. Assim, está relacionada com os nossos objectivos da qualidade e refere-se aos clientes: à admissão de candidatos (crianças e idosos) e ao seu eficaz acolhimento, ao desenvolvimento de actividades pedagógicas, à satisfação e melhoria da sua qualidade de vida; aos colaboradores: adequar competências e dar formação; ao sistema: diminuir não conformidades e cumprir os requisitos legais; e aos equipamentos: garantindo uma boa funcionalidade.
A ACR de Fornelos, continuamente enriquecida por todos os que dela fazem parte, quer ser capaz de contribuir para um autêntico sentido do “Outro”, com uma ética e técnica exigentes, à altura das responsabilidades de cidadania activa do nosso tempo, defendendo o bem-estar das pessoas e o progresso comunitário que o quadro actual e futuro do nosso irrecusável desenvolvimento civilizacional de qualidade exige (Leandro, 2005).
Queremos que todos os colaboradores e clientes se sintam orgulhosos por fazer parte de uma instituição reconhecida pela qualidade.